sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Artesanato - Fada do Vidro


Telma Aguiar transforma vidros artesanais fundidos em objetos de sonho

O atelier Art Strauch apesar de ter um nome de inspiração alemã, tem à sua frente uma mulher com suas raízes bem fincadas na Terra do Sol.
Há alguns anos desenvolvendo um trabalho pioneiro em reciclagem de vidro fundido a Artista Plástica e Designer de Interiores Telma Aguiar, encanta por onde passa, seja com seus vitrais, esculturas e fachadas ou com pequenos e delicados objetos de decoração.
A artista plástica pesquisou demoradamente as reações do vidro com tintas, aço, cerâmica e alumínio para utilização em diversas texturas e ambientes. Usa a técnica do fusing, uma técnica em vidro pigmentado e fundido em fornos aonde as temperaturas chegam de 750º a 850º C.
Essa técnica é anterior a do sopro e foi esquecida durante milênios até o século XVI, mas hoje voltou a ser desenvolvida com muito sucesso. Possibilita o uso de projetos para iluminação e decorativos dentre outros, podendo também receber coloração, usando mais de 40 tons diferentes.
As tintas utilizadas em seus trabalhos são do mestre vidreiro uruguaio Roberto Bonino. Alguns esmaltes são produzidos no próprio atelier.
Telma tem como última criação esculturas de garrafas recicladas. Além de curiosas dão um toque de fino humor ao espaço que estão inseridas e ainda promovem a sustentabilidade ao meio ambiente.
Uma das mais fortes características de seu trabalho como Artista Plástica é a possibilidade de ter peças únicas em um processo puramente artesanal e de fina sensibilidade, promovendo encantamento e sonho através de mãos de fada.
Texto: Eliza Souza

Serviço
Atelier Art Strauch
www.artstrauch.com.br
(85) 8722 1787

0 comentários:

Postar um comentário