quinta-feira, 14 de maio de 2009

Casa Segura

Entrevista com o Presidente da SBOT Ceará - Dr. Marcelo Cortês.

FD - Quais os pontos mais importantes em um projeto idealizado para um idoso?
Dr. Marcelo - Os pontos mais importantes são aqueles que evitam que o idoso possa sofrer algum tipo de acidente então você tenta nessa casa segura minimizar o máximo possível as possibilidades de acidente. Como é que você faz isso? Os ambientes devem ser adaptados com ambientes que garantam a segurança desse idoso. Por exemplo: Deve se evitar roupas longas, camisolas muito longas, a pessoa pode tropeçar na camisola e cair. Evitar chinelo de dedo, chinelos que não prendam o calcanhar, porque fica mais fácil de tropeçar e cair também. As poltronas da sala devem estar encostadas nas paredes para evitar, que a pessoa tropece e caía sobre essas poltronas. A cama não pode ser alta deve ser uma cama que o idoso ao sentar apóie os pés no chão para que ele tenha um apoio quando vá levantar. Muitas vezes o paciente idoso ele sofre tonturas principalmente à noite quando ele vai levantar quando ele vai ao banheiro. Então é uma cama que ele sente que apóie o pé no chão e que consiga acender uma luz que daí fica 20 segundos sentados para depois levantar depois de uma eventual tontura ele não caía e provoque uma fratura. Com relação aos banheiros também, devemos ter um cuidado especial, deve ter duas barras de aço para que ele apóie de um lado de outro do aparelho de sanitário, são barras que dão apoio para que ele possa se segurar para sentar, assim também como o box do banheiro essas barras para que ele possa enquanto estiver tomando banho possa se segurar caso passe mal possa se segurar para que ele não ir direto ao chão. E outra coisa é o piso que deve ser um piso de material antiderrapante que quando ele estiver tomando banho, evitar que ele escorregue. Se tem escadas em casa, se necessita subir escada, tem que ter um corrimão nessa escada para que ele possa se apoiar.Praticamente são essas coisas.

FD - Quais os principais problemas encontrados por um idoso no dia-a-dia em seu ambiente doméstico?
Dr. Marcelo - Existem algumas dificuldades que o idoso encontra numa casa normal que devem ser evitados. Por exemplo, degraus de batentes altos, que ele tem dificuldade para subir esses degraus. Móvel que tem a quina do móvel não é arredondado, são às vezes pontiagudas, isso pode tropeçar e cair. Os tapetes, toda casa de idoso deve-se evitar o uso de tapetes, porque é um ponto que ele facilmente tropeça também e cai. Escadas que não tem o corrimão de apoio. Luz dentro da casa, a luminosidade da casa tem que ser muito bem realizada, tem que ter uma luminosidade bem forte, os interruptores de fácil acesso, onde o ambiente que ele se encontra tenha facilidade de acender a luz, normalmente o idoso tem também problema de visão, isso atrapalha e faz com que tropece e caía. Uma luminosidade perfeita, evitar tapetes, evitar móveis, os móveis tem que ter os contornos arredondados, evitar uso de degraus, batentes altos, pisos escorregadios, Todos os locais tem que ser arredondas.

FD -Que tipos de acidentes mais acometem os idosos e os problemas decorrentes destes?
Dr. Marcelo - Além dos traumas, contusões, hematomas, o problema maior são as fraturas, normalmente esses pacientes são portadores de osteoporose, o enfraquecimento do osso, perda da massa óssea, o enfraquecimento do osso, torna o osso suscetível.
A fratura e o grande problema desse pacientes dessa faixa etária é o risco aumentado de fratura, porque essas fraturas normalmente evoluem com alto grau de morbidade e mortalidade nesses pacientes em decorrência da faixa etária deles.
O principal objetivo nessa situação é evitar o máximo possível esses pacientes terem algum tipo de fratura, principalmente fraturas de fêmur, fraturas de coluna e etc.

0 comentários:

Postar um comentário