segunda-feira, 4 de maio de 2009

Artesanato - Mosaico de Criatividade


A palavra "mosaico" tem origem na palavra grega mouseîn, a mesma que deu origem à palavra música, que significa próprio das musas. É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à época grego-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos.
No Brasil, o mosaico foi muito utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras. Hoje, muito utilizado na construção civil, em decorações de piscinas, painéis, paredes, quadros e fachadas de prédios.
Nesta ambiência descobrimos grandes jazidas de granito de pavimentação. No Brasil, porém o nome de pedras portuguesas ainda predomina e cobre grande parte das calçadas do Rio de Janeiro, tornando-se um símbolo mundial, as "ondas "das calçadas de Copacabana, feitas em mosaico.
Em nível municipal temos a grandiosidade de diversos artistas, já consagrados pela realização de trabalhos de alta complexidade. Vale destacar, apenas, a utilização de trabalhos em mosaico em diversos ambientes, inclusive na revitalização do pólo de lazer do Bairro Ellery, resgatando a cultura e buscando harmonia social.
Texto: Rodrigo Cunha
www.rodrigocunha.jor.br

1 comentários:

Anônimo disse...

Tá ficanco muito bonito o blog!!
Parabéns!!!

Postar um comentário