sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mundo Sustentável - Basta começar
















Uma das melhores definições de sustentabilidade é: “Atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem suas próprias necessidades”. Ser sustentável é ser ecologicamente correto, seja no âmbito pessoal ou corporativista. Mas a sustentabilidade por si só não se realiza sem haver uma coerência nos setores sociais, econômicos e culturais de um povo.
É importante lembrar que nossos atos de hoje repercutirão na vida de nossos descendentes, e para agir de forma sustentável é preciso ter solidariedade. Pensar no direito a uma vida boa e digna das gerações que ainda virão.
Existe no mundo uma urgência em mudar determinados atos e costumes. Nosso atual estilo de vida já vem degradando há muito o meio ambiente.
O aquecimento global é uma resposta da natureza a esse estilo de vida e consumo. Se cada um de nós, cidadãos, tomar pequenas e importantes decisões em favor da consciência ecológica, já terão sido dados passos importantes em favor de um mundo sustentável.
A forma como construímos nossas casas e edifícios não poderia ficar de fora dessa discussão. A construção sustentável tem por objetivo causar os menores danos possíveis à natureza, utilizando de forma adequada seus recursos naturais.Reduzir o consumo de água, fazer reciclagem de lixo, obter processos de captação e reuso da água de chuva, usar tintas a base de água, lâmpadas de baixo consumo e uso de madeira certificada são só algumas soluções que podem ser adotadas.
Se o objetivo não é construir e sim reformar, mesmo aí já se podem tomar algumas medidas para ir de encontro ao conceito de sustentabilidade. Sempre está ao nosso alcance fazer alguma coisa a favor do meio-ambiente. Trocar aquelas antigas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, trocar seu ar - condicionado por ventiladores, ou até abrir uma janela em uma parede estratégica para ventilar e iluminar ambientes.
Atitudes simples no dia-a-dia significam grandes mudanças em longo prazo, mudanças para melhor, para um mundo cada vez mais sustentável. Basta começar.

Texto: Eliza Souza

0 comentários:

Postar um comentário