sábado, 31 de outubro de 2009

Artesanato - Cidade Criativa

Maracanaú ganha espaço exclusivo na Casa Cor 2009, além de expor seus trabalhos em diversos ambientes.


Maracanaú, município distante a 15 km da capital é conhecido por ser o pólo industrial da Grande Fortaleza. O que não se conhecia até então era a atividade artesanal dos moradores da cidade, exposta através de um espaço exclusivo na Casa Cor 2009 e utilizados também no diversos ambientes do evento.
O espaço Maracanaú Design foi concretizado graças ao apoio da ONG, Instituto Idear, em parceria da prefeitura. Segundo a assessora da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Cristina Luz, os artesãos receberam capacitação em design, melhoria de peças e decoração de ambientes, e puderam mostrar o resultado dessa diversidade de trabalhos nos eventos.
As peças expostas no espaço foram colocadas a venda. Entre os trabalhos apresentados estavam desde esculturas em ferro e aramado dos artesãos Deim e Amador, que reproduzem músicos tocando, até uma rede feita com técnica indígena por Ronaldo Silva. "É muito resistente, confortável e bonita", complementa Cristina.
Fora da loja, outras peças dos artesãos de Maracanaú foram aplicadas aos demais ambientes da Casa Cor, a exemplo do jogo americano em OSB (material de madeira reaproveitada) e da caixa decorativa de vidro, da artesã Andréia Viana, ambos decorando o espaço Family Room, da arquiteta Dora São Bernardo.
O Artesão Deim também elaborou a Escultura Doroty L'amour, título de uma canção composta por Fausto Nilo (também homenageado da edição), onde exibe um par de dançarinos exposto no restaurante homônimo. Já as esculturas em aramado que compõe a Agência de Viagens, O Pescador, e a Suíte do Filho Internauta, Motocicleta, são assinados por Amador. Neste último ambiente também existe uma guitarra em ferro inox, produzida por Roberto Fonseca e Cecília Barroso.
Todas as peças também serão colocadas a venda na "Special Sale", que acontecerá entre os dias 09 e 10 de novembro - dois últimos dias do evento- quando o público poderá adquirir as peças com descontos de 30% a 70%.
Serviço:
Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Maracanaú: 85 3401 -8002
ONG Instituto Idear: 85 3521- 5959

Texto: Rodrigo Cunha

0 comentários:

Postar um comentário