terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vitrine - A Dança das Cadeiras na Casa Cor 2009

Shadow Chair, de Tod Boontje
Antibodi, de Patrícia Urquiola

Cadeiras Nena, Sérgio Faher.

As Cadeiras de Design são o grande destaque de alguns dos mais interessantes ambientes da Casa Cor Ceará 2009. Quem visita a mostra desse ano e seus diversos espaços observa esse detalhe que desperta a atenção pela sua variedade de estilos e bom gosto.
De clássicos do mobiliário a peças recém-chegadas as lojas locais, estas peças não são simplesmente utilitárias. Entram no ambiente dando um grande contraponto. Na Sala de Jantar de Rodrigo Maia, as cadeiras “Nena” do Designer brasileiro Sérgio Faher, compõe solenemente o espaço ocupando somente as cabeceiras da grande mesa de laca. Sendo revestidas em um tecido que dá um efeito de couro de cobra.
Já no ambiente Family Room, da arquiteta Dora São Bernardo, a grande vedete é a vistosa poltrona Shadow Chair, desenho do Designer Holandês Tord Boontje. Inspiradas nas antigas cadeiras de praia mediterrâneas, a peça nos chama atenção pelo colorido intenso e a altura que chega a 1,60 m, sendo quase uma alegoria em meio a tons de preto e dourado usados no projeto. É uma peça totalmente artesanal, tendência que se torna crescente no mercado e que dá a peça um toque de exclusividade.
Este efeito também pode ser dado ao quarto de casal projetado por Paulo André Salles. A cadeira denominada Antibodi, da Designer espanhola Patrícia Urquiola, nos parece a um primeiro instante simples, embora curiosa. O que muitos não sabem é que ao avesso ganha-se uma nova composição de cores, o que permite efeitos variados. Para ter essa peça em sua casa, não se desembolsa menos que 25 mil reais (preço apresentado na revista Vogue de outubro de 2009).
Mas uma coisa é certa, estas e outras cadeiras apresentadas neste evento não são simples “assentos”, e sim verdadeiras Obras de Arte e devem ser encaradas em um ambiente como tal.
Texto: Carlos Zaranza
Consultor / Designer de Ambientes / Professor.
http://www.carloszaranzadecorador.blogspot.com/

1 comentários:

Christiane Silva disse...

Olá, Eliza.
Fiquei muito feliz com a visita e com a indicação da Caderneta na sua lista de blogs.
Fiquei encantada com o jornal! É uma iniciativa maravilhosa! Como podemos adquirí-lo?
Já inclui este na minha lista de blogs e também estou seguindo o FortalezaDecor e vc pelo twitter. Abraços.

Postar um comentário