segunda-feira, 8 de março de 2010

Breve história da Ikebana



A arte da Ikebana tem sua origem na Índia. Conta-se que certa vez Gautama – Buda, viu no chão um galho de flores quebrado pelo vento. Cheio de piedade pediu a um de seus discípulos para pôr os galhos na água para que assim as flores tivessem sua vida prolongada. A partir daí os discípulos de Buda começaram a cuidar com muito esmero de todas as flores que encontravam caídas pelo caminho. Faziam com elas lindos arranjos florais em homenagem ao seu mestre.
Com o tempo esses arranjos passaram a ser ofertados a Buda e a decorar os altares dos templos se tornando aos poucos parte dos rituais do budismo indiano.
Os monges budistas ao longo do tempo foram se aperfeiçoando na arte dos arranjos florais até chegarem a uma forma de jardinagem de grande profundidade espiritual chamada "Paisagem Seca". Porém, foi com um monge conhecido como "ermitão do lago" que a técnica se desenvolveu de uma maneira mais harmoniosa atraindo monges de outros templos que vinham lhe pedir que ensinasse a arte.
A arte de criar arranjos florais passou a se chamar Ikebana. Essa é reconhecida como primeira escola de arranjos florais no Japão.
Por volta do ano de 1334 surge a escola Ikebobo a escola mais antiga e tradicional da Ikebana. Durante os anos que se seguiram várias outras escolas surgiram até os dias atuais culminando com o moderníssimo "Estilo Livre", onde as possibilidades de criar são ilimitadas combinando com ambientes e gostos contemporâneos.

0 comentários:

Postar um comentário