terça-feira, 2 de março de 2010

Paisagismo - A favor da Natureza



A interação com a natureza no projeto paisagístico de Luciana Mota

No mundo contemporâneo onde o contato com a natureza se torna cada vez mais escasso, os projetos de paisagismo tornam-se a opção ideal para obter um diálogo maior com as áreas verdes e ganham força nos projetos arquitetônicos.
Foi pensando em harmonizar esses espaços que a arquiteta Luciana Mota vem desenvolvendo também projetos paisagísticos, área em que faz diversos trabalhos com muito sucesso dando ênfase especial a vegetação local, muito exótica e diversificada.
A arquiteta ensina que deve existir em todo projeto paisagístico uma coerência entre solo e clima e acima de tudo a vegetação utilizada deve ter uma afinidade com os usuários e com o espaço em que estão inseridas. “Existem pessoas que gostam de cuidar pessoalmente de seus jardins criando uma intimidade com as plantas e fazendo desse “cuidar” uma terapia. Nesse caso o jardim pode vir a ter espécies diversificadas. Já não é o caso do usuário que não tem intimidade com plantas, ele então necessitará de um jardim mais simplificado e que tenha uma manutenção mais econômica”.
A Paisagista conta que em um projeto paisagístico feito no Residencial Alphaville utilizou muitas palmeiras como, carnaúba, licuala, chuveirinho em um resultado bonito e de clima tropical. Sem muita necessidade de manutenção são plantas características da região e tem muita resistência ao calor do nordeste diminuindo a frequência na manutenção e economizando água uma vez que sua irrigação é planejada.
O projeto contou com a orientação da profissional desde a definição de pisos, revestimento de paredes, iluminação da fachada e desenhos dos bancos. A definição do projeto paisagístico foi feita através do contato com o dia-a-dia do cliente, suas preferências, gostos pessoais e daí a escolha ideal das texturas, volumes e cores que seriam utilizados.
A arquiteta que desde criança tem amor pela natureza e desde muito cedo observava a mãe cuidando dos jardins de sua casa finaliza afirmando que “... quanto mais natureza houver dentro de um espaço, mais valorizado e belo ele será, nos trazendo sempre bem estar e equilíbrio”.

Serviço:
Luciana Mota
arquitetalucianamota@gmail.com
Fones: (85) 9982-8722/(85) 3261-6531
Texto: Eliza Souza/Fotografia: César Marti

0 comentários:

Postar um comentário