quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Eventos - Acessibilidade a todos


Evento discute adaptação do espaço urbano a deficientes e idosos
A acessibilidade é um dos temas mais comentados dentro do tema sobre espaço público urbano, principalmente quando se relata a dificuldade diária de idosos e portadores de deificência para percorrer calçadas e edifícios. Sobre essa questão, estudantes e profissinais das área de arquitetura e engenharia puderam assistir a um ciclo de palesras denominado "Acessibilidade no Ceará: Arquitetura sem Barreiras e Desenho Universal", promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da primeira dama Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, durante o Casa Cor 2009.
O ciclo se constituiu de quaro palestras: acessibibilidade no mundo (apresentado no dia 8 de outubro), no Brasil (no dia 15 de outubro), no Ceará (no dia 19 de outubro), no Ceará (dia 29 de outubro) e em interiors (no dia 5 de novembro).
Na oportunidade, a Secretaria de Infraestrutura do Estado, apresentou o Guia da Acessibilidade,para orientar os profissionais da área em promover ações que permitam adaptar os projetos para atender também o público idoso e defiientes físicos.
Entre os palestrantes, estiveram presentes a pesquisadora e professora Ana Lúcia Faria Burjato, a professora da USP Elizabeth Lopes, a arquiteta e professora da UFC Zilsa Maria Pinto Santiago, a engenheira Nadja Dutra Montenegro, o professor e empresário do setor de móveis Neandro Nascimento e a arquiteta Nora Geoffroy.
Nas palestras também foi apresentado o programa "ceará Acessível", que executa projetos entre treze secretarias do Estado, com a finalidade de promover estudos e pesquisas ue envolvam o público deficiente físico e idosos. O Guia da Acessibilidade, o portal da internet Ceará Inclusivo e a Gráfica Braille foram alguamsd as ações mais do programa.
Apesar de existir lei que tratava apenas sobre o acesso de deficientes em edifícios e logradouros em 1988, que esclarece sobre o direto de ir e vir e de construir adaptações que faciitem esse direito aos portadores de deficiência.
Em 2000, fora mregulamentadas Leis Federais que apresentaram uma visao mais ampla sobre acessibilidade. De acordo dados do último Censo de 2000, o Brasil possui cerca de 16 milhões de pessoas com deficiência motora, 5,7 milhões com deficiência auditiva, 2,8 milhoes com deficiência mental e 1,4 milhões com deficiência física, representando um número de 24,5 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência (total que considera os 10 milhoes de brasileiros que possuem mais de uma dessas deficiências).
No Ceará, o numero da população com deficiência, ainda segundo estudo do IBGE de 2000, representava 17,34% da população total do Estado.
Texto: Rodrigo Cunha

0 comentários:

Postar um comentário