domingo, 1 de novembro de 2009

Mundo Sustentável - A hora e a vez das lâmpadas LED

Um dos temas mais importantes e divulgados em todo o Brasil nos mais variados segmentos é a Sustentabilidade.
A Casa Cor em suas diversas franquias espalhadas pelo país, explorou esse tema em seus ambientes em todas as suas nuances.
Seja no reaproveitamento e economia de água, uso de materiais ecologicamente corretos, uso de madeiras certificadas e de demolição e fontes alternativas de energia elétrica, tudo foi pensado de maneira que se possa mostrar de forma simples e bonita um novo conceito de moradia.
A mostra deu o tom do que serão nossas casas em um futuro bem próximo e um dos maiores destaques desse novo conceito de moradia foi à presença das Lâmpadas LED (Light Emitting Diode) em muitos ambientes.
Sejam salas, quartos, cozinhas, escritórios, lá estão elas trazendo sua proposta de economia e sustentabilidade.
Esse sucesso todo se deu por um fator muito simples: elas duram muito mais e consomem muito menos energia do que as lâmpadas convencionais.
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz, mesma tecnologia usada nos computadores que tem a capacidade de transformar energia elétrica em luz.
Cientistas divulgaram que a mudança definitiva para a tecnologia LED diminuiria até 50% as emissões de CO2 em um período de um pouco mais de 20 anos. Essas lâmpadas não possuem vapor de mercúrio e outros produtos nocivos à saúde humana e são duas vezes mais eficientes que as lâmpadas fluorescentes. Alguns modelos proporcionam uma economia de mais de 80% quando comparados as lâmpadas alógenas ou as incandescentes comuns em uma vida útil que chega as 45 mil horas, 50 vezes mais que uma incandescente comum.
Por ser um produto ainda relativamente novo no mercado o seu preço ainda está além do que se gostaria de gastar para a compra de uma lâmpada, porém, há quem diga que em pouquíssimo espaço de tempo o preço do produto cairá para níveis aceitáveis ao bolso do brasileiro.
A mostra Casa Cor Ceará 2009, trás em seus diversos ambientes o uso desse novo aliado da sustentabilidade, mostrando que se pode ser econômico sem abrir mão do requinte e da sofisticação de morar bem.
Texto: Eliza Souza

0 comentários:

Postar um comentário