sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Capa - A Madeira é de Lei!


Madeiras de árvores certificadas estão cada vez mais presentes na decoração de interiores.

Acaiacá, Guarandi, Ipê, Imbuia, Jacarandá, Mogno, Angico, Pau-Brasil, Andiroba, Araribá são apenas algumas das espécies de árvores existentes na rica flora brasileira, muitas delas entrando em processo de extinção e de valor altíssimo no mercado.

Conhecidas como madeiras de Lei são altamente resistentes a temperaturas e ataques de insetos. No tempo do Brasil colônia, essas árvores que produzem madeira nobre eram protegidas por lei e só o governo poderia extraí-las. A primeira espécie a ser considerado monopólio da coroa foi o Pau-brasil que já naquela época se tornava escasso devido a sua excessiva exploração. Atualmente existe uma legislação específica para cada espécie.

Muitas outras espécies também compõem a flora brasileira, algumas delas são: Cerejeira, Cedro, Angelim - pedra, Curupixá, Cumaru, Jatobá, Louro-vermelho, Marupá, Maçaranduba, Muiracatira, Pau-marfim, Pequiá, Pinus, Sucupira dentre muitos outras, nos trazendo uma infinidade de texturas, cores e cheiros, alguns deles característicos somente de nossas florestas.

Tradicionalmente utilizada na construção civil a madeira é cada vez mais empregada como elemento de enfeite para espaços internos. Seja em seu estado bruto ou em forma de painéis de madeira industrializada, chegam às marcenarias onde são largamente utilizados como revestimento de paredes, pisos, móveis dentre outros. A beleza e funcionalidade da madeira são imprescindíveis em um bom projeto arquitetônico e de interiores. Contribui em muito com sua diversidade de tonalidades, resistência, elegância e sobriedade.

Não bastasse toda essa supremacia ante os outros materiais, a valorização da madeira em tempos atuais se dá também como uma tentativa de salvar as florestas. Um bom projeto de decoração pode ser lindo e ecologicamente correto. As madeiras de reflorestamento e as madeiras certificadas e de demolição estão atualmente presentes na maioria dos ambientes apontando uma tendência mundial. Morar bem não precisa necessariamente ser sinônimo de desperdício e má utilização de recursos naturais.

A extinção e dificuldade de obter algumas espécies levaram a diversificação da madeira usada na construção. A fiscalização ambiental sobre a extração de madeira muito mais rígida e nova consciência ambiental, nos leva a solução de trocar espécies ameaçadas, como o ipê, por peças com desempenho semelhante, obtidas pelo reflorestamento ou cultivo, como teca, eucalipto e angelim. Os painés de madeira também são uma solução de baixo custo para mobiliar nossas casas, além trazer ao projeto beleza e praticidade.
Texto: Eliza Souza

0 comentários:

Postar um comentário