terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mundo Sustentável - Economia e reuso de água


Terra, planeta água. Mais que tema de canção vencedora de festival é antes de tudo uma frase muito verdadeira, visto que, ¾ da superfície terrestre é coberta por água, onde apenas 0,8% são de água doce, menos que 1% de toda água disponível no planeta.

Constituída de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, dela nasceram as primeiras formas de vida há milhões de anos. Tida como elemento purificador em diversas religiões desde os primórdios da antiguidade, no mundo moderno sua presença é vital para a garantia da existência de cidades, campos, criação de animais, plantações e indústrias.

As reservas naturais de água vêm diminuindo em virtude do excessivo consumo por parte da população mundial. A natureza não está conseguindo suprir essa demanda que cresce assustadoramente ano após ano. Em contrapartida para agravar ainda mais a situação, a humanidade vem poluindo essas reservas naturais diminuindo ainda mais sua capacidade de abastecimento.

O Brasil é a maior reserva hidrológica do mundo. Cada brasileiro tem disponível cerca de 34 milhões de litros de água doce, embora um percentual expressivo da população nas cidades não tenha acesso a uma rede de água e esgoto. Em outros países a água já é um artigo de luxo e a falta de reservas naturais em algumas décadas se tornará um problema gravíssimo.

Diante desse quadro poderíamos nos considerar em uma situação confortável e olharíamos para o futuro confiantes e tranqüilos. Não podemos esquecer, porém, que em um país que possui uma matriz energética com base em usinas hidrelétricas, eletricidade e água são irmãs. A diminuição dos níveis das hidrelétricas ocasionadas pelas secas ao longo dos anos promoveu apagões e uma queda substancial na economia do país se refletindo no PIB. O aquecimento global que promove esse desequilíbrio no clima nos faz voltar os olhos para o desperdício energético que ocorre no Brasil e no mundo.

Para começar a cuidar disso, medidas de economia de água e energia podem ser tomadas no dia-a-dia em nossas casas. Vão desde hábitos pessoais e domésticos muito simples a uma mudança estrutural. Medidas como: escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada, controlar o tempo no banho, somente usar água corrente quando for enxaguar a louça, acumular roupa suja e lavar tudo de uma vez só na lavadora (preferindo as front load que economizam água e energia elétrica), trocar as válvulas de descargas por caixas que são acopladas ao vaso sanitário (daquelas que se limita o volume de descarga), trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou pelas modernas LED, evitar o uso de ar-condicionado trocando se possível por ventiladores, não usar mangueiras para lavar pisos, automóveis, calçadas etc.

Na reutilização ou reuso de água há a possibilidade de ir ainda mais adiante. O aproveitamento de água de chuva, um projeto inspirador, mas ainda sem aplicação imediata pela população das cidades, em regiões de chuvas intensas poderiam representar até 100% de água consumida em uma casa inteira.

Sua imediata aplicação é dificultada por alguns motivos. Pouco espaço para instalação de cisternas, controle rígido das primeiras águas de chuva coletadas e alto custo são algumas das dificuldades para implantação desse projeto.

A legislação brasileira encara as águas de chuva como esgoto, pois ela vai dos telhados para os pisos e bocas de lobo carregando todo tipo de impurezas que vão desaguar em um córrego que por sua vez dará em um sistema de captação de água potável.

O reuso da água presente no esgoto é um dos projetos mais aplicados em todo o mundo. O esgoto quando tratado e devolvido aos rios é limpo o suficiente para ser usado em indústrias, rega de parques e lavagem de ruas. A água de um esgoto tratado poderia substituir cerca de 40% da água potável consumida no lar, porém, a distribuidora não tem condições de utilizar mais um sistema para oferecê-lo ao consumidor final, visto que, já há a implantação de um sistema para água potável.

O reuso de água de banho é uma das opções mais interessantes quando se visa a redução do uso de água potável em operações simples como descargas de vasos sanitários. Chamada de água cinza, é muito utilizada em outros países. Vários projetos vêm sendo desenvolvidos de maneira muito satisfatória e são considerados baratos e seguros, pois todo o sistema é feito em um circuito fechado – chuveiro, ralo de Box, reservatório fechado e vaso sanitário – utilizando-se filtros e tratamentos para reutilização da água. Esses sistemas respondem até 30% ou mais de economia de água em uma casa e são absolutamente viáveis.

De olho no futuro e sabendo que a água se tornará um recurso cada vez mais raro em nossas vidas, cada um de nós seres humanos pode tomar pequenas atitudes que surtirão um grande efeito no futuro. Podemos começar deixando bem fechadas as torneiras. O meio ambiente agradece.

Texto: Eliza Souza

0 comentários:

Postar um comentário