terça-feira, 27 de abril de 2010

Um Home Office Perfeito





Trabalhar em casa para algumas pessoas é um sonho. Deixar de pegar trânsito todos os dias, perder tempo indo e voltando do local de trabalho, ter uma alimentação mais saudável, estar mais perto da família. Tudo isso é possível e se resume em um nome: home office ou escritório em casa.
Cada vez mais comum essa alternativa surge para os profissionais com maior freqüência e é uma tendência mundial. Seja como um espaço em que se desenvolve uma atividade em tempo parcial ou em tempo integral o local onde são realizadas as atividades profissionais segue algumas regras para que o ambiente doméstico não interfira no ambiente profissional.
A preocupação com ergonomia deve ser constante. Luminosidade ideal, circulação de ar, cores certas e espaço suficiente para se sentir bem são itens de destaque para quem quer trabalhar em casa com eficiência e conforto.
Quando uma pessoa entra em uma loja para comprar os móveis que irão compor seu home office a primeira coisa que tem na cabeça é ter
um espaço bonito e confortável. É o que diz Sandrine Gaspar uma das proprietárias da loja Manfroi Planejados. “O cliente quer ter suas necessidades atendidas, mas quer em primeiro lugar a beleza e o conforto das peças que irão compor o ambiente. Geralmente escolhe móveis com um design mais formal em cores escuras e neutras para dar equilíbrio ao espaço”.
Para Sandrine, raramente o cliente tem noção da sua real necessidade. Altura ideal da mesa de trabalho, tipo de cadeira, peças que podem auxiliar o trabalho deixando-o mais prático, como, por exemplo, gaveteiros com rodízios, são questões levantadas pelos profissionais da loja e que vão orientando o cliente sem esquecer do seu gosto pessoal.
De acordo com Sandrine, geralmente o cliente que já tem alguma informação sobre esse espaço, já sofreu ou sofre com seu mau aproveitamento: “Via de regra o mais importante é ouvir o cliente e entender suas necessidades, só a partir daí partir para realização de um projeto de sucesso".
São vários os fatores que determinam o sucesso e a funcionalidade de um home office. Conforto térmico e acústico do espaço são pontos fundamentais. Contar com uma janela ampla e estratégica é de grande importância, economiza energia fazendo com que a luz natural seja aproveitada durante o dia e propicia a circulação do ar. É importante observar que a instalação de monitores de computador não deve ser feita contra a luz. Abrigar o escritório do barulho da rua e da própria residência é um outro ponto fundamental.
As arquitetas Deborah Lima, Andréa Fernandes e Fernanda Borges, apostam na praticidade como conceito fundamental para esse tipo de ambiente. Em um projeto idealizado para uma executiva, nuances em tons suaves entram em cena. Segundo Deborah “a cor branca usada no mobiliário em MDF revestido evidencia o colorido dos elementos de decoração, que juntos com a contemporaneidade do vidro e do aço fazem desse ambiente, um local agradável para o descanso e funcional para o trabalho”.
Em outro projeto idealizado pelo Arquiteto Henry Teixeira a funcionalidade também é a tônica. O mobiliário em linhas contemporâneas e tons mais fortes que o resto do ambiente dá contraste ao espaço em que se usam tons claros ressaltando sua feminilidade.
Um ambiente despojado e criativo é como o decorador Carlos Zaranza define seu home office. Com elementos coloridos e artesanais ele criou para seu uso um espaço divertido e descontraído. Para o decorador o mais importante nesse espaço é ter elementos que se identifiquem com seu usuário. Segundo ele, acessibilidade, conforto térmico e acústico, beleza, ergonomia e funcionalidade são de extrema importância, mas é imprescindível que haja uma personalização desse ambiente já que se desenvolvem atividades profissionais nesse lugar em tempo integral ou parcial.
Estar rodeado dos objetos e peças que mais gosta, como quadros, esculturas, souvenires, ter sempre um cantinho para receber visitas ou até para tomar um café com os amigos, faz com que o escritório ganhe vida e energia positiva para desenvolver atividades se tornando cada vez mais prazeroso estar nele.
A decoradora Lia Dehnhardt, proprietária da Loja Mistura Cenários também aposta na descontração para compor seu escritório em casa. Em seu projeto os móveis em madeira de demolição dão um toque rústico ao ambiente aconchegante e enriquecido com telas de artistas cearenses.
Um espaço aproveitado de maneira criativa e dinâmica, onde conforto e beleza são essenciais, é como o professor e designer Neandro Nascimento vê o home office ideal. Em um projeto de sua autoria ele explora o conceito de acessibilidade e ergonomia criando um escritório clean, de cores claras e marcenaria em linhas retas. A necessidade de usar esse espaço para outros fins, como uma sala de TV, ou um espaço para diversas atividades como reunião de trabalho ou amigos, também tem que ser considerado.
Texto: Eliza Souza
Fotografia: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário