sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Capa - Produtos Ecologicamente Corretos


Há ainda um desconhecimento por parte da população com relação ao que vem a ser a madeira ecológica, produto que já vem sendo amplamente utilizado nos atuais projetos arquitetônicos e de ambientações.

Um dos tipos de madeira ecológica é a madeira certificada. Ela atende a toda legislação, assim como a madeira de reflorestamento, mas tem alguns passos que são cumpridos além da pura legislação. Esse tipo de madeira tem a certificação do FSC (sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português), uma certificação que é considerada até mais importante que o ISO 9000. É o selo verde mais reconhecido do mundo. Ele comprova que a extração da madeira passou por todos os elos da cadeia produtiva e atende a todos os quesitos de sustentabilidade. Atesta que o produto é resultado de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável.

A madeira certificada é utilizada tanto em projetos corporativos como projetos residenciais. Principalmente arquitetos e decoradores vêm, procurando muito esse tipo de material para valorizar o seu trabalho.Quando determinada madeira não é encontrada com essa certificação muitas vezes procura-se madeiras alternativas para atender esse tipo de cliente.

O MDP e o MDF são uma alternativa eficiente e prática e são produtos ecologicamente corretos. Tem-se a impressão que por serem produtos industriais podem ser nocivos ao meio ambiente, porém, tanto o MDF como o MDP são feitos de “coníferas” que são madeiras que não são originárias do Brasil. São madeiras plantadas. Tanto fabricantes como fornecedores de MDF e MDP já estão certificados pelo FSC, já atendem portanto, a todos os quesitos mencionados de sustentabilidade. A certificação do FSC vem coibir práticas criminosas como a mão-de-obra escrava e mão-de-obra infantil. A extração da madeira utilizando manejos de alto impacto ambiental também não permitem que a empresa use o selo da FSC.

É bom salientar que as árvores nativas também se encontram no mercado com o selo de certificação do FSC, e ele é de extrema importância para nossas florestas. Trazendo a elas um manejo sustentável se evita sua exploração, e, por conseguinte, sua extinção dando-lhe um valor comercial. O incentivo ao uso da madeira tropical é bem vindo desde que a madeira seja bem manejada. Florestas bem manejadas e certificadas garantem que o processo todo foi cumprido.

Existe uma variedade de produtos certificados. Madeiras como Eucalipto, Pinus, MDP, MDF, compensados e madeira bruta já são bastante utilizados nas marcenarias, respondendo até a um percentual expressivo do seu faturamento.

Com a certificação o temor de comprar produtos que são nocivos ao meio ambiente inexiste. Os produtos não certificados não nos dão essa garantia e o comprador tem que se informar se os mesmos foram fabricados com baixo consumo d’água, baixo consumo energético, que a matéri-prima é de produtos reciclados e não nocivos ao meio ambiente.
Texto: Eliza Souza

1 comentários:

Anônimo disse...

informação muito boa

Postar um comentário